domingo, 9 de janeiro de 2011

Experimentando a Paz de Deus


Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia. Isaías 26:3, NVI


Neste mundo pontilhado diariamente com ataques terroristas, estupros, homicídios e todo tipo de violência e miséria humana, como é possível ter paz? Nosso texto revela o segredo da paz em meio às tormentas da vida: confiança em Deus. Suponho que seja possível ter firmeza de propósito por outras razões – talvez por ser obstinado e inflexível – mas não há paz nesse tipo de firmeza. A firmeza a que o texto se refere significa ser inabalável, ou leal. Quando você decide ser leal a Deus porque aprendeu a confiar nEle, então Ele lhe dá paz – mais do que isso, perfeita paz.

Deus não nos pede que confiemos nEle cegamente. No Salmo 34:8 (NVI), Ele nos convida: “Provem, e vejam como o Senhor é bom.” Nosso Pai celeste sabe que precisamos prová-Lo de modo pessoal, a fim de realmente conhecê-Lo e confiar nEle.

Quando meu filho, Brandon, tinha 10 anos de idade, prendeu o dedo na engrenagem da bicicleta. Ele sempre fora um garoto sensível, que não suportava ver sangue, mas, na sala de emergência, enquanto o médico tratava do seu dedo, notei que Brandon observava atentamente, o tempo todo. Quando voltamos para casa, perguntei como ele conseguira suportar ficar olhando; a ponta do osso fraturado estava exposta e, para mim, aquilo era repulsivo. Brandon respondeu que temia que o médico resolvesse cortar o dedo fora, ou parte dele, e por isso ficou observando para ter certeza de que aquilo não aconteceria! Tive que sorrir diante dos infundados temores de uma criança, temores que só aumentaram sua aflição durante a experiência no pronto-socorro. Teria sido mais fácil se ele confiasse na pessoa encarregada de cuidar dele, um médico preparado que sabia exatamente o que fazer.

E nós? Quantas vezes deixamos de procurar Aquele que não apenas sabe exatamente o que fazer, mas deseja sempre o melhor, o que é para nosso máximo bem eterno? Ele deve balançar a cabeça quando deixamos de desfrutar a paz que vem da confiança nEle. Paulo nos diz como experimentar a paz de Deus: orando por tudo (Filipenses 4:6, 7). Ao aprendermos a entregar tudo em oração, Deus, que é mais do que fiel, certamente nos concederá a paz que excede todo entendimento.


Carla Baker


Meditação da Mulher 2011 - Santuário - Casa Publicadora Brasileira

Nenhum comentário: