sábado, 8 de janeiro de 2011

Qual é seu Nome?


Ela terá um menino, e você porá nEle o nome de Jesus, pois Ele salvará o Seu povo dos pecados deles. Mateus 1:21

Quando soube que minha esposa estava grávida do nosso primeiro filho, muitos nomes vieram à mente para poder registrá-lo. Felipe e Gabriel eram os mais cotados. Mas é preciso critério na hora de escolher o nome de um filho. Por exemplo: o nome não pode ser nem muito comum, nem muito exótico, para a comunidade em que se está inserido. Você pode homenagear alguém como seu pai, avô ou algum amigo. Pode ser pelo significado ou pelo som agradável do nome. Pode ser um nome que você sempre achou bonito ou que ultimamente acha bonito. Você pode pedir conselho aos seus pais ou recorrer a um destes livros de banca de jornal com mais de mil nomes de sugestão. Deve pensar se a criança vai gostar desse nome quando crescer. Devemos também ter cuidado para ver se a pronúncia do nome não rima fácil com algo pejorativo e coisas assim.

Na verdade, nunca pensei que dar um nome a alguém fosse assim tão difícil. Sempre achei que bastava achar bonito e pronto. Mas a responsabilidade é muito grande. Não sei se você sabe, mas, biblicamente, quem dá nome a algo ou alguém tem certo comando, autoridade sobre a pessoa ou objeto. Usando esse tipo de associação foi que Deus autorizou Adão a dar nome a todos os animais da terra, das águas e do céu. Imagino que essa tarefa consumiu bastante tempo do nosso primeiro pai. Sem dúvida, não deve ter sido fácil.

Mas cada nome tinha um significado e caracterizava algum traço específico daquele animal.

Entretanto, creio que uma das maiores responsabilidades que o Criador deu a Adão foi a de escolher o nome da própria esposa. Lembre-se: quando ela saiu das mãos de Deus foi chamada apenas de varoa, pois do varão fora tirada. Adão só deu nome à mulher depois do pecado. Que nome você daria para essa mulher que desobedeceu a Deus e tentou seu próprio marido? Adão escolheu o nome mais belo. Deu-lhe o nome de Eva, que significa vida. Isso porque Adão sabia que era através de uma mulher que viria a redenção da humanidade. Através dela viria de fato a vida eterna em Jesus, o Messias.

Por fim, escolhi o nome do meu filho! Gabriel é seu nome. Significa “enviado de Deus”. Mas não esqueça: ainda mais importante do que o significado do seu nome é o quanto ele significa para Jesus.


Ivan Saraiva
Inspiração Juvenil 2011 - Uma Pergunta de Cada Vez

Um comentário:

@line disse...

Eu gosto muito de Gabriel, é lindo!
No site nomes.clickgratis.com.br tb tem um monte de significados