sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Pura Alegria ...


Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20:35.


Uma vez mais eu voltava à ex-URSS, para mim uma terra intrigante. Em meu bolso havia mil dólares para distribuir entre pessoas necessitadas – dinheiro doado por um grupo do ministério da mulher que se reúne mensalmente na minha casa.


Duas das líderes ucranianas do ministério da mulher reuniram alguns dos idosos mais carentes num parque junto à igreja alugada. Vinte e poucas pessoas me foram apresentadas, uma a uma. Fiz algumas perguntas acerca de suas necessidades. Histórias de desespero se desdobraram perante mim por intermédio da tradutora.


Uma senhora tremia de febre, com diagnóstico desconhecido. Duas mulheres a amparavam para que ela pudesse andar. Várias vezes ela quase desmaiou. Igor era idoso, cego, mas muito simpático. A KGB o havia deixado cego anos antes, porque ele havia escrito "propaganda contra o governo". Tinha passado 19 anos na prisão. O sorriso nunca lhe abandonava o rosto. Yuri, de 73 anos, ficava beijando minhas mãos e dizendo que me amava. Ele vive com sua filha, com uma pensão de cinco dólares por mês. Gosta muito de freqüentar a igreja, mas não tem 40 centavos para gastar com a passagem de trólebus, ida e volta. Outra senhora, de 46 anos, trabalha para o Governo. Trabalha fielmente, mas não recebe pagamento há meses. Alguns ficam tão desesperados com sua situação aparentemente insolúvel, que cometem suicídio.


Essas histórias eram tão tocantes que eu chorava feito bebê. "Não chore", repetia em ucraniano a senhora com quem eu conversava.


Para cada um, entreguei pequenas somas – trinta a quarenta dólares. Nenhum deles se tornou milionário naquele dia, mas espero que seus fardos tenham sido aliviados porque pessoas solícitas tornaram isso possível.


Que alegria sinto ao tornar-me instrumento na mão de Deus para suspender o fardo de alguém – mesmo que só por alguns minutos. Agradeci a Deus as muitas bênçãos que considero automáticas, mas que desfruto diariamente. E mais uma vez aprendi quão mais bem-aventurado é dar que receber.


Nancy L. Van Pelt

...

Sinfonia de louvor: 366 devocionais para mulheres. Trad. Eunice Scheffel do Prado. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: