terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Sogro é Pra Essas Coisas!

Então Jetro disse... Agora escute o meu conselho, e Deus o ajudará. Êxodo 18:17-1

Imagine: Havia uma única pessoa para resolver as desavenças de mais de um milhão de pessoas, nos seis dias da semana. É de deixar qualquer um estressado, não é mesmo? Era exatamente o que acontecia com Moisés e o povo de Israel. Quando alguém entre o povo tinha alguma questão que não sabia como resolver, corria para Moisés e esperava dele uma solução. A fila de pessoas deveria ser enorme a cada dia.

Jetro, o sogro de Moisés, não aprovou tal situação. Ele percebeu claramente que, mais cedo ou mais tarde, Moisés iria sucumbir diante de tal tarefa. O povo também estava insatisfeito. Algo precisava mudar.

Então, Jetro procurou Moisés e lhe deu um conselho muito sábio. Disse-lhe que escolhesse conselheiros entre o povo – "homens capazes, que temam a Deus, que mereçam confiança e que sejam honestos em tudo". Esses homens seriam chefes de dez, cinqüenta, cem, ou no máximo mil pessoas. Eles julgariam o povo, e apenas os casos mais graves seriam levados a Moisés. A Bíblia diz que "Moisés aceitou o conselho de Jetro e escolheu homens capazes entre todos os israelitas" (Êxodo 18:24).

O resultado foi fantástico: acabaram as reclamações e as filas intermináveis. Alguns dias depois, Jetro se despediu de seu genro e partiu para sua terra.

É muito bom poder contar com a experiência dos mais velhos. Melhor ainda é seguir seus sábios conselhos. Jetro era um homem experiente e vivido. Moisés sabia disso e ambos colheram bons resultados em sua união de idéias.

Quem sabe, hoje alguém mais experiente que você lhe dê um conselho. Ouça com toda a atenção. Pode ser que algo extraordinário aconteça.

...
BEIER, Fernando. Mais cedo com Deus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: