domingo, 2 de março de 2008

O Substituto ...



Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar no seu lugar. Ele pôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio de sabedoria. Deuteronômio 34:9


Moisés contempla o horizonte depois de subir o monte Nebo. À sua frente está a terra prometida. É um lugar cheio de vida e fertilidade. Seu olhar é de admiração; porém, ele sabe que não entrará lá com seu povo. Sua missão havia chegado ao fim.


Talvez seus pensamentos tenham se voltado para as três fases de sua vida – quarenta anos no Egito, quarenta anos como pastor de ovelhas e mais quarenta conduzindo o povo de Deus pelo deserto. A última etapa com certeza foi a mais difícil, mas também a que o fez chegar mais perto de Deus. Se tivesse que voltar e começar tudo de novo, com certeza ele o faria. Ele ainda possui vigor. É um líder por natureza. Um guerreiro. Acima de tudo, um homem de Deus.


No entanto, o momento é de despedida. Ele volta o olhar para o acampamento de Israel. Quase toda a geração que saiu triunfante do Egito morreu pelo caminho. Ele os amou e intercedeu por eles. Ele sabe que o futuro será de dificuldades para os que ficaram. Um novo líder terá que conduzi-los. Ele já sabe quem será. Vai necessitar do mesmo poder que ele usufruíra. Seu nome é Josué, que significa "Deus é salvação".


Finalmente, Moisés olha para o céu. O mesmo céu de esperanças de seus antepassados – o céu estrelado de Abraão, e o céu da escada de Jacó. Ele sente vontade de chorar. Não, não são lágrimas de tristeza. São de emoção. Ele conhece a promessa. Um dia, vai poder ver seu Deus não só pelas costas. Vai poder dar aquele abraço guardado por tanto tampo.


Talvez este seja o momento mais especial de sua vida. Ele sabe que Deus está ali.
Um longo suspiro...


Ele fecha os olhos e sente no rosto a brisa do deserto. Chegou o descanso para o grande líder do povo de Deus.


Meu desejo é que Deus use você, como fez com Moisés. E, quem sabe, um dia alguém vai escrever sobre sua fidelidade a Deus, como acabei de fazer com o grande líder de Israel.


...

BEIER, Fernando. Mais cedo com Deus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: