sexta-feira, 28 de março de 2008

Segundo o Meu Coração ...


Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração. Atos 13:22.


Ela se assenta no chão da minha sala sobre uma almofada de veludo – uma bela pinscher Doberman castanho-avermelhada. Seus olhos me seguem sem uma vibração de simpatia ou reconhecimento. Ela aprendeu os comandos de obediência e os cumpre corretamente: vem, senta, deita, fica, entra no canil, dá, solta e segue. Não faz muito tempo que a possuo, e é uma alegria dar-lhe a oportunidade de mostrar suas qualidades – mas não consegui alcançar o seu coração.

Ela não é uma boa substituta para Sheba, a Doberman preta e castanha que foi minha companheira por dez anos. Ainda procuro substituir o afeto que Sheba e eu compartilhamos como companheiras e amigas. Ela era um tipo de cão amoroso e obediente, segundo o meu coração.

Lá fora está o Sr. Olhos Azuis, um filhote de pinscher Doberman bege, com olhos azuis. Ele é grandalhão, desengonçado, rebelde, enérgico e bonito. Embora procure (ocasionalmente) agradar-me, quase tudo o que faz é errado. Ao ensinar-lhe as ordens, procuro ser paciente. Ele aprende com rapidez – quando quer. Às vezes tenho vontade de desistir.

Patas sujas, porta dos fundos arranhada, cabo da TV mastigado, telefone celular mordido – esse é o preço que pago por minha tentativa de torná-lo enfim um cão verdadeiramente elegante e obediente. Ele ainda tem um longo caminho a percorrer. Brincalhão rebelde, quer fazer as coisas do seu jeito e isso o leva a meter-se em problemas. Mas ele volta para mim, arrependido (às vezes), para olhar amorosamente dentro dos meus olhos, lamber-me a mão e deitar-se ao meu lado.

Outro dia ele saiu do quintal e se foi rua abaixo. Eu o chamei e ele voltou. Não havia correia para prendê-lo. Tinha liberdade para correr com o tráfego e ir longe, mas não ia. Retornava ao meu chamado.

É como Deus disse acerca de Davi: ele é um homem "segundo o Meu coração", a despeito de todos os erros e pecados. O Sr. Olhos Azuis é um cachorro segundo o meu coração, apesar das encrencas nas quais se mete.

E a quieta e elegante cachorra na minha sala? Vou continuar falando com ela, acariciando-a e levando-a junto nas caminhadas. Algum dia será minha amiga. Deus não deixa de sair à procura dos seres humanos, que por vezes também fazem as coisas certas, mas com o coração longe dEle.


Edna Maye Gallington

...

Sinfonia de louvor: 366 devocionais para mulheres. Trad. Eunice Scheffel do Prado. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: