quarta-feira, 4 de março de 2009

Você é um Servo?


“Também escolheu a Davi, Seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas.” Sal. 78:70.


Davi foi rei, profeta, poeta e guerreiro. No entanto, quando Asafe escreve este salmo histórico, usa o título de “servo de Deus” para referir-se a Davi. “Escolheu a Davi, Seu servo”, narra o salmista.

Qual era a atividade de Davi quando Deus o chamou para ser ungido rei de Israel? Cuidava das ovelhas. Não era apenas um jovem inexperiente, era também um servo. Nada mais. Não títulos. Não tamanho. Não aparência. Não currículo. Apenas servo. Tão insignificante que, quando o profeta pediu a Jessé que trouxesse os seus filhos, este fez desfilar a todos, menos a Davi, por considerá-lo fora de cogitação. Todos teriam alguma chance de ser o novo rei, menos Davi. Para que perder tempo com ele? E, no entanto, você conhece o fim da história. Davi chegou a ser um dos maiores e melhores reis de Israel.

Se você achar que Davi foi chamado porque era pastor de ovelhas, sem títulos, jovem e inexperiente, está errado. Nada do que foi mencionado é virtude. Deus não procura os menos qualificados. Deus procura servos. Pessoas cuja prioridade não é ocupar um cargo, mas servir. Pessoas que se esvaziam de si mesmas para que Jesus possa preencher cada rincão do coração. Vasos limpos de orgulho nos quais o Espírito de Deus possa agir.

O líder com poder, mas sem espírito de serviço, exige respeito. O líder servo administra com sabedoria o respeito que as pessoas lhe oferecem voluntariamente. O mundo seria melhor se o poder do amor e de serviço substituísse o amor ao poder que domina a vida de muita gente.

Dizem que conviver com ovelhas ensina a lição da humildade e da mansidão. Seria por isso que Deus permitiu que Moisés e Davi fossem pastores antes de assumir a liderança do povo?

Devo perguntar-me hoje: O quanto sou servo? Na minha família, no meu trabalho, na comunidade, quanto estou disposto a servir? Esse é um dos segredos da vida feliz. Só uma vida feliz é capaz de tornar felizes as pessoas que a rodeiam.

Antes de reclamar por qualquer circunstância difícil que você esteja vivendo, lembre-se de que Deus “também escolheu a Davi, Seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas”.


Alejandro Bullón

5 comentários:

Café da Madrugada® Lipp & Van. disse...

Vou me fazer
essa pergunta!

Ótimo dia!
Fica com Deus.

Maria Cristina disse...

todos deberias tratar de ciervos de Dios

Mari Amorim disse...

Olá
Estou sentindo sua falta em meu blog,a barra de atualizações não está funcionando,sua visita é importante pra mim.
Um abraço,na alma
Mari Amorim

Srta.Lua disse...

nossa! muito bonita essa mensagem!
olha em dias difíceis , é muito difícil achar pessoas humildes, mas não perco a esperança, as vezes a vida nos traz pessoas que ficam apenas segundos em nossa companhia mas são capazes de trazer uma paz quase que secular...
E as vezes,quer dizer... todos os dias, nós seres humanos temos que travar uma batalha contra nossa arrogância, falta de paciência e por aí vai..., mas vale a pena travar a batalha todos os dias, pois só assim estaremos perto do fim de nossa guerra pessoal, e conseguiremos paz interior!
se todos nós pesarmos assim, não mas haverá guerra nem interior nem exterior, mas apenas paz...
bjos!
ótima quarta-feira, e obrigada pela paz que vc me transmitiu nessa mensagem!

Café da Madrugada® Lipp & Van. disse...

Deus não faz acepção de pessoas
mas todos precisamos acreditar e confiar n'Ele, sempre.