sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O Príncipe do Egito ...


Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó. Hebreus 11:24

Poucos bebês na História passaram por tantas aventuras antes de meio ano de vida como Moisés. Ele foi perseguido por soldados, desceu a corredeira de um rio dentro de um cestinho, e acabou sendo príncipe do maior império daquela época. Até parece o enredo de um filme, não é mesmo? (De fato, muitos filmes já foram feitos baseados nessa história bíblica.)

Dentro dos palácios do Egito, Moisés recebeu a mais alta educação humana. Tornou-se um soldado e guerreiro. Provavelmente, chegaria a ser um faraó se não fosse um detalhe: ele sabia que era hebreu.

Moisés observava o sofrimento de seu povo dentro do Egito e estava decidido a fazer alguma coisa. Só que escolheu o pior método – a violência.

Foi um erro, primeiro porque os filhos de Deus nunca fazem uso da violência para resolver seus problemas; segundo, porque Moisés tomou a dianteira de Deus e procurou resolver a questão por sua própria conta.
Obviamente, o resultado sempre será trágico quando alguém escolhe agir por si. Moisés teve que fugir do Egito e vagar pelo deserto. Em meio a pedras e areia, ele aprendeu a confiar em Deus.
Monteiro Lobato contou, certa vez, a história de um tal de João Impaciente. Ele descobriu em seu quintal uma galinha que punha ovos de ouro. Mas somente um por semana. Feliz da vida, disse à mulher:

– Estamos ricos! Temos uma galinha que traz um tesouro no ovário. Vou matá-la e tornar-me o maioral da região.

– Por que matá-la, se você pode obter um ovo a cada sete dias?

– Para que um ovo por semana se eu posso conseguir toda uma ninhada de uma só vez? – disse o espertalhão.

Matou a galinha e teve uma tremenda surpresa. Por dentro, a galinha era como qualquer outra. João Impaciente não teve paciência e ficou sem nada.

Que tal orar para Deus lhe dar mais paciência no dia-a-dia?
...
BEIER, Fernando. Mais cedo com Deus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: