domingo, 17 de fevereiro de 2008

Nome Santo ...

Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão. Êxodo 20:7, ARA

Certo pastor foi convidado para ministrar as palestras de uma convenção local. A rede de televisão da cidade transmitia ao vivo no momento em que o auditório ficou livre para fazer perguntas.

Então, uma senhora, alterada depois de beber alguns copos de vinho a mais, começou a repreender o pastor com palavras grosseiras. O pobre homem permaneceu calmo e amigo. Em certo momento, o pastor a interrompeu e disse-lhe:

– Desculpe, madame, mas não aprecio a maneira como está falando a respeito de Deus.

A mulher ficou quieta, enquanto a outra se levantou dizendo:

– Deus! Isso foi indignante. Não concordo em tomar o nome do Senhor em vão.

– Fico feliz porque a senhora está dizendo isso – afirmou o pastor, sorrindo. – A propósito, a senhora acabou de pronunciar o nome de Deus em vão.

A mulher ficou envergonhada, mas entendeu o recado do pastor. Falar o nome de Deus de modo descuidado é errado. Mesmo que o façamos da forma mais educada possível. É muito comum ouvir as expressões "Meu Deus do Céu!" ou "Pelo amor de Deus!" Deus está atento e Se aborrece quando Seu nome é usado assim.

Quando o Presidente da República decide falar na televisão em cadeia nacional, todos se interessam em ouvir sua mensagem (quer dizer, quase todos!). O nome de Deus deveria causar o mesmo impacto. Quando Ele é citado, todos deveriam se voltar para escutá-Lo. Portanto, temos que honrar e zelar por esse nome.

Como expressou F. J. Delitzsch: "O nome de Deus é o próprio Deus em Sua santidade revelada."

...
BEIER, Fernando. Mais cedo com Deus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: