terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Unidas em Amor Cristão ...


Oh, como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a Sua bênção e a vida para sempre. Salmo 133.

Mulheres cristãs de 22 países na África centro-ocidental se reuniram em 2004 em Grand Bassam, Costa do Marfim, para prestar culto, aprender, trabalhar em equipe e orar. Muitas mulheres viajaram para lá de avião, mas algumas de nós tiveram de ir por terra. Não tínhamos condições de arcar com o preço exorbitante da passagem aérea e tivemos de nos arriscar a tomar o ônibus na Nigéria. Trinta mulheres se reuniram para viajar juntas.

Os transtornos começaram pouco depois da saída, quando um dos pneus do ônibus murchou. Então, depois de termos viajado sem parar durante umas 28 horas, o ônibus teve um problema que nos deixou paradas durante cinco horas. Estávamos cansadas, empoeiradas, com fome, sede e fraqueza. E nos sentíamos desanimadas. Muitas se queixavam. Éramos quase como os filhos de Israel, reclamando a caminho de Canaã.

Se você já provou ao Senhor, sabe que Ele é bom. Exatamente quando nosso ânimo estava lá embaixo, Ele nos mostrou que ainda está no controle e que não nos devíamos preocupar. Havia algumas casas perto de onde nos havíamos sentado, sob uma grande árvore frondosa. Como era um lugar fresco, muitas de nós que estávamos no ônibus fomos até lá para relaxar. As mulheres das casas foram cordiais, e a despeito de nosso inglês precário soubemos que uma delas também era cristã. Graças a Deus! Daquele ponto em diante, não nos sentíamos mais cansadas. Ficamos entusiasmadas!

Essa mulher (cujo nome não sei) ferveu água para que nos pudéssemos lavar. Preparou a cama e providenciou cadeiras para que algumas dormissem e relaxassem, e foi até preparar comida para nós. Não nos comunicávamos muito bem com a linguagem, mas podíamos sorrir. Outra mulher veio participar de nossa vibração e se tornou mais cordial que antes. As horas, que antes pareciam arrastar-se, agora voavam, e chegou o momento de partir. Nossa bondosa amiga veio com suas vizinhas acenar em despedida.

Essa experiência nos faz lembrar que Deus estava conosco, e que sempre há prazer – mesmo se tudo parece dar errado – quando irmãos e irmãs vivem juntos na unidade do amor cristão.
Becky Dada
...
Sinfonia de louvor: 366 devocionais para mulheres. Trad. Eunice Scheffel do Prado. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: