quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Verdade ...

E não se achou mentira na sua boca; não têm mácula. Apocalipse 14:5.

Lembro-me vividamente da minha experiência de infância com o pote de biscoitos. O fato de gostar de doces me causou problemas num dia ensolarado. A casa estava muito quieta e eu subi no guarda-louças onde minha mãe havia acabado de colocar um pote de biscoitos recém-assados. Aquele foi o meu dia de ser apanhada. O pote de vidro caiu e o barulho alertou uma vizinha quanto ao perigo. A pequena mancha de sangue no meu joelho não ocultou a verdade de quais tinham sido minhas intenções. Tive de dizer a verdade, porque havia sido apanhada.

Mas não deveria ter acontecido assim. A veracidade é uma virtude vital para o crescimento cristão. É evidente que o Senhor abomina lábios mentirosos. Você já se perguntou por que a verdade, com uma pequena porção de mentira, automaticamente se torna um pacote inteiro de mentira e nada mais? A pura verdade, entretanto, sempre continuará sendo verdade. Deus requer que a veracidade marque Seu povo, mesmo no maior perigo. Zacarias 8:16 diz: "Falem somente a verdade uns com os outros e julguem retamente em seus tribunais" (NVI).

Quais são algumas das coisas que podem levar-nos a falar inverdades? A lista é interminável, mas menciono uma: o medo. Pode ser o medo de perder o emprego, medo de perder uma amizade íntima, medo de perder algo que seria para nossa vantagem. Mas lembre-se, o Céu tem o poder de demonstrar livramentos miraculosos quando a fé é ativa. Deus tem o poder de resgatá-la de uma situação que pode levá-la a dizer uma falsidade.

Quando resolutamente conservamos o querer ao lado do Senhor, toda emoção que sentimos será levada cativa à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo. Acharemos então rocha sólida para os nossos pés. Que o Senhor nos ajude a falar sempre a verdade uns com os outros em amor, pois Ele claramente indica que é um Deus que abomina lábios mentirosos.

Beryl Aseno-Nyamwange
...
Sinfonia de louvor: 366 devocionais para mulheres. Trad. Eunice Scheffel do Prado. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: