quinta-feira, 6 de março de 2008

Reverência na Igreja ...

Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. Josué 5:15

Quando eu era adolescente, tive muita dificuldade para ficar quieto nos cultos da igreja. Eu e meus amigos queríamos conversar, mas ao mesmo tempo desejávamos estar dentro da igreja. Demorou um tempo para eu compreender que a igreja é um lugar santo.


A história de Josué nos ensina que onde Deus se faz presente, devemos ter a devida reverência. A igreja é um local especial porque Deus está ali através do Seu Santo Espírito. Como você se comporta na igreja?


O missionário Rogério Holley realizou uma campanha evangelística no Quênia em 1975, resultando no batismo de 500 pessoas. A igreja local era pequena para acomodar os novos membros e Holley teve a idéia de fazer duas reuniões. Parte dos membros assistiria à primeira, e o restante à segunda.


Porém, as coisas não funcionaram muito bem. Os quenianos gostavam tanto de estar na igreja que, quando acabava o primeiro culto, eles continuavam dentro do templo, aguardando o próximo sermão. E a igreja superlotava como sempre. Algumas pessoas sentavam no chão e permaneciam ali por três horas, sem o menor sinal de descontentamento.


Holley e seus colaboradores tiveram que construir um abrigo temporário, próximo ao templo, para abrigar os animados africanos.


Muitas vezes, damos pouco valor ao privilégio de estar na igreja, e outras vezes, quando lá estamos, somos irreverentes e descuidados com as coisas de Deus. Como disse Charles Simmons: "A reverência é o primeiro elemento da religião; não pode deixar de ser sentida por todos que têm uma visão correta da grandeza e santidade divinas e de seu próprio caráter aos olhos de Deus."


Da próxima vez que você for à igreja, lembre-se de que "o Senhor Deus está no Seu santo Templo; ... Ele vê todas as pessoas e sabe o que elas fazem" (Salmo 11:4).


...

BEIER, Fernando. Mais cedo com Deus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: