quarta-feira, 9 de abril de 2008

Lições do Jardim ...

O Deus que Reclama o Sagrado

Meu pai ensinou-me bem cedo: Não faça estragos no jardim. Você pode brincar no quintal. Pode apostar corridas no corredor. Pode construir um forte na árvore. Mas o jardim? Deixe-o em paz.

Era um jardim pequeno, mais ou menos do tamanho de uma dispensa. Não plantávamos nada exótico, exceto um pouco de menta. Mergulhávamos as folhas nos chás de verão. Embora as verduras fossem gostosas, não precisávamos plantá-las. Podíamos comprá-las no mercado. Então, por que papai insistia em manter um jardim?

Ele adora ver a vida. E o jardim é um lugar de vida, um lugar em que os botões explodem e as plantas empurram o solo. Um lugar de cravos, tulipas, nabos e tomates. Um lugar digno de amor e proteção. As flores são frágeis. As plantas são preciosas. Portanto, arranque o mato e separe as ervas daninhas. Levante umas estacas. Plante uma cerca viva. Monte um es
pantalho.

Filho, faça o que quiser, mas não fique correndo em volta do jardim.

Odeio pensar que tenho alguma coisa em comum com o diabo, mas acho que tenho. Satanás aprendeu a mesma lição: Não bagunce os jardins - especialmente o jardim que pertence ao Pai.

A Bíblia é a história de dois jardins. Édem e Getsêmani. No primeiro, Adão levou um tombo. No segundo, Jesus marcou um tento. No primeiro, Deus buscou a Adão. No segundo, Jesus buscou a Deus. No Édem, Adão se escondeu de Deus. No Getsemani, Jesus emergiu da tumba. No Édem, Satanás levou Adão a uma árvore que o conduziu a morte. Do Getsemani, Jesus foi para uma árvore que nos conduziu à vida.

Satanás nunca foi convidado para o Jardim do Éden. Ele não fazia parte desse lugar, nem era desejado. Ele se intrometeu como uma cobra no jardim de Deus, e infectou os filhos de Deus.

Não é o que ocorre com o casamento? Até o chamamos de "Santo Matrimônio". A palavra implica na presença de Deus. O casamento foi idéia de Deus. O primeiro enlace ocorreu no primeiro jardim. Mas isso não faz nenhuma diferença para o diabo, que se insinua para dentro de cada com um só desejo - destruir.

A intimidade sexual é um presente de Deus. A virgindade é uma rosa colhida do jardim, dada por Deus para ser partilhada com quem erá seu companheiro para sempre.
Satanás zomba dessa fidelidade. Ele é o pai do incesto e do abuso. Ele é o autor da imoralidade. Ele é o rufião do jardim.

Prestamos votos sagrados e fazemos promessas solenes. juramos que seremos bons pais, companheiros fiéis, amigos leais. Mas Satanás fica com a cabeça virada cada vez que ouve um voto. "Vamos ver", sorri, malicioso, o pai da mentira.

Aos olhos de Deus, a criança é santa. A inocência da juventude, o frescor da infância, a alegria de um recém-nascido. Nunca aconteceu de Jesus desviar-se de uma criança. Mas nunca houve criança alguma que Satanás não haja desenhado. Ele estava matando bebês para matar Moisés. Estava destruindo recém-nascidos para destruir o Cristo. Suas táticas não mudaram. Milhões de bebês ainda são abortados; milhares de crianças são molestadas. Jesus disse de Satanás: "Ele foi homicida desde o princípio" (Jo 8:44).

Existe algum terreno que Satanás não tocou? Existe algum lugar que não tenha sido feriso por sua espada? A igreja? O governo? As crianças? A pureza? As promess
as?

E você! E eu! Somos chamados para ser santos. fomos feitos para ser santos. Separados para sua boa obra. Somos as flores preciosas do jardim. Mas existe alguma pessoa que não te
nha sentido o pé do intruso?

O que Satanás fez no Éden, faz também hoje. Por essa razão, precisamos saber: o que Jesus fez no Getsêmani, faz também hoje. Ele reclama o sagrado. Não ficará muito tempo em silêncio, enquanto Satanás escava o sagrado. No momento certo, Jesus se levanta e fala. E quando se levanta e fala, Satanás sucumbe e silencia.

Exatamente o que aconteceu no Getsêmani.


Diz-nos João que Judas "veio para ali com a coorte e os oficiais dos principais sacerdotes" (Jo 18:3). Um pouco de estudo revela que Satanás arquitetou um estratagema fabuloso. Ele recrutou a força de cada poder significativo do drama - os romanos, os judeus e os apóstolos.


Primeiro, ele tem uma "coorte de soldados". A palavra grega é speira. Tem três significados possíveis. Pode significar uma corte romana de trezentos homens. Pode se referir a uma cavalaria e infantaria, totalizando mil e novecentos soldados. Ou pode descrever um destacamento conhecido por maniple, que continha duzentos homens.

Surpreendente. Sempre tive a impressão de que fora um punhado de soldados que havia prendido a Jesus. Eu estava errado. Pelo menos duzentos homens foram destacados para lidar com um único carpinteiro e seus onze amigos!

Também presentes estava "alguns guardas". Esses faziam o policiamento do templo. Eram destacados para guardar o mais sagrado dos lugares durante a época mais agitada do ano. Deviam estar entre os melhores de Israel.


E havia Judas. Do círculo mais íntimo de Jesus. Satanás não tinha apenas recrutado entre os romanos e judeus, como também havia se infiltrado no gabinete do Mestre. O inferno devia estar em festa. Não havia escapatória para Jesus. Satanás fechara todas as saídas. Seus representantes haviam previsto cada movimento, exceto um.

Jesus não tinha nenhum desejo de fugir. Não tinha nenhuma intenção de escapar. Não tinha ido ao jardim para se esconder. O que eles encontraram em meio às árvores não era nenhum covarde. Eles depararam-se com um vencedor.

Observe o diálogo que se seguiu:

Sabendo pois Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
Responderam-lhe: A Jesus Nazareno.
Disse-lhes Jesus: Sou Eu. E Judas, que o traía, estava também com eles. Quando pois lhes disse: Sou Eu, recuaram, e caíram por terra.
Tornou-lhes a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno. Jesus respondeu: Já vos disse que sou Eu. Se pois me buscais a mim, deixai ir a estes (Jo 18:4-8).

Impressionante. Eles estavam a apenas poucos passos de seu rosto, mas não o reconheceram. Nem Judas percebe quem está diante de si. Que verdade! Ver Jesus é mais que uma questão de visão; é uma questão de coração. O inimigo está ao lado de Jesus e não o percebe.

Ele se revela. "Sou Eu." Sua voz derruba o primeiro dominó, e eles tombam. Não fosse solene o momento, seria cômico. São os melhores soldados com o melhor plano de Satanás; mas uma palavra de Jesus, e eles caem! A guarda Romana torna-se um grupo de trapalhões. Duzentos homens de combate entram em colapso, num aglomerado barulhento de escudos, espadas e tochas. Não perca esse simbolismo: quando Jesus fala, Satanás cai!

Não importa quem o maligno recrutou. Não importa se ele se infiltrou no governo. Não importa que tenha seduzido o templo. Não importa se recrutou um dos apóstolos originais, escolhidos a dedo. O melhor de Satanás derrete-se como cera diante da presença de Cristo.

Quando respondem que estão à procura de Jesus de Nazaré, Ele lhes instrui: "Se pois me buscais a mim, deixai ir a estes".

Que é isso? Jesus comandando! Um judeu instruindo os romanos? Um renegado dirigindo a guarda do templo? Voltamos-nos para o comandante, esperando uma réplica. Olhamos para Judas, aguardando uma resposta. Abrimos os ouvidos, esperando al
guém anunciar: "Você não é o encarregado aqui, Nazareno! Vamos levar todos os que quisermos!" Mas não! Só ficam em Silêncio, como também obedecem. Os apóstolos ficam livres.

Muitos elementos aparecem no palco do Getsêmani. Judas e sua traição. Pedro e sua espada. Os discípulos e seu medo. Os soldados e suas armas. Embora sejam cruciais, não são reais. O confronto não é entre Jesus e os soldados; é entre Deus e Satanás. Satanás ousa em outro jardim, mas Deus se levanta, e Satanás não tem chance.

Não perca a mensagem:


Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6:12).

Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3:8).

Não perca as promessas:

Satanás cai na presença de Cristo. Uma palavra de seus lábios, e o melhor exército do mundo entra em colapso.

Satanás permanece em silêncio enquanto Cristo faz a sua proclamação. Nem uma vez, o inimigo falou sem que Jesus lho permitisse. Diante de Cristo, Satanás não tem nada a dizer.

Satanás é impotente contra a proteção de Cristo. "Dos que me destes nenhum deles perdi" (Jo 18:9).

Quando Jesus diz que o manterá a salvo, fala sério. Ele é capaz de protegê-lo. E, quando Jesus promete que o levará para casa, certamente o fará.

Deixa-me concluir esta inspiração com uma pergunta importante. Será que Satanás não invadiu o jardim de sua vida? Não profanou uma parte sagrada de seu mundo? Seu casamento? Sua pureza? Sua honestidade? Não terá ele tomado a rosa que lhe entregou Deus? Então, deixe que Jesus os reclame de volta. Hoje. Agora. Antes de você sair ou acessar outro site.

Perdoe-me por parecer apressado, mas estou. Satanás não tem autoridade sobre você. Se ele invadiu um jardim de sua vida, convide Jesus para que o reclame de volta. Abra o portão para Deus. Ele entrará e fará o que fez no Getsêmani. Ele vai orar e proteger.

Por que você não o faz?

Não sabe como? É fácil. Vou ajudá-lo. Vamos orar. Você e eu. Vou mostrar-lhe o caminho; você preenche os espaços em branco:

Pai precioso, louvo Teu nome.
Tu tens reconquistado tantas partes da minha vida.
Eu estava perdido, tu me encontraste.
Eu estava confuso, tu me guiaste.
Eu não tinha nada a oferecer, mas ainda me amaste.

Confesso que ainda preciso de ajuda.
Existe uma parte da minha vida que precisa de um toque Teu.

Satanás está batalhando por um jardim no meu coração.
Não o deixes vencer. Coloca-o para fora.
Ele é mentiroso e é mentiroso desde o princípio.
Por favor, derrota-o. Eu te glorificarei.

Pai, esta é a área em que preciso de teu poder:

_________________________________

...

Inspiração, Inspirações

Nenhum comentário: