quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Melhor Maneira de Falar ...



“Então, Daniel falou, avisada e prudentemente, a Arioque, chefe da guarda do rei, que tinha saído para matar os sábios da Babilônia”. Daniel 2:14.


Como você se sente quando alguém lhe fala de maneira dura e grosseira? Que desejo vem ao seu coração num momento desses? Imagino que, assim como a maioria das pessoas, você se sinta mal e tenha o desejo de “dar o troco”. Mesmo que aquilo que a pessoa venha nos dizer seja correto, devido à forma dura de falar, o efeito de suas palavras não alcança o objetivo. Assim, podemos entender que, saber a melhor maneira de falar é fundamental para que vivamos melhor uns com os outros.

Daniel, em Babilônia, nos deixa um exemplo muito importante sobre a melhor maneira de falar. O rei Nabucodonosor tivera um sonho, mas, por não conseguir lembrar, exigiu que os sábios lhe revelassem o conteúdo do sonho e também a interpretação. Como eles não puderam fazer o que o rei lhes ordenara, foram condenados à morte (Dn 2:1-13). Perderiam os braços, as pernas e seriam decapitados. Além disso, suas casas seriam transformadas em ruínas (Dn 2:5). Como Daniel não estava na primeira convocação do rei, mas fazia parte da equipe de sábios do reino, Arioque foi busca-lo para que também fosse executado. É neste contexto, numa situação muito grave, que a Bíblia declara que “Daniel falou, avisada e prudentemente, a Arioque”. Como você falaria com uma pessoa que tivesse se aproximado de você para tirar sua vida? Não sei sua resposta, mas sei que Daniel falou com tato e sabedoria. Uma lição que podemos tirar desse texto é que, mesmo em situações de estresse, ou quando provocados, é possível falar de maneira correta. Daniel mostra isso na prática. Assim, com a ajuda de Deus, podemos fazer o mesmo.


Em nossos dias, muitos relacionamentos conjugais, familiares e de amizade têm sido destruídos porque pessoas não se preocupam com a melhor maneira de falar. Pensam que, devido à amizade ou ao grau de parentesco, não precisam cuidar quando à maneira de falar. Assim, através das palavras duras, vão magoando corações, destruindo sentimentos e ferindo aqueles que deveriam sempre ser tratados com amor, carinho e tato. Por isso, devemos medir bem as palavras ao falar com alguém. E agora, se você está magoado porque alguém lhe ofendeu com palavras duras, busque a ajuda de Deus para perdoar. Mas, não fique só nesse ponto. Converse com a pessoa que lhe magoou, para que isso não volte a acontecer. E se você tem ofendido às pessoas ao seu redor por sua maneira de falar, peça perdão a Deus e a quem você ofendeu. Além disso, mude de atitude.


Que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre sua vida hoje e sempre.



Pr. Leonardo Wagner M. de Souza
Distrito Vale do Paraíso
ASuR - Associção Sul de Rondônia



Inspiração - Inspirações

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny