quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pode me Desculpar?


E Deus O colocou à Sua direita como Líder e Salvador, para dar ao povo de Israel oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos seus pecados. Atos 5:31


A desculpa só existe porque existe o erro. Sem erros ninguém teria que pedir desculpas. Todas as pessoas que eu conheço já pediram ou aceitaram desculpas de outras pessoas. Pedir desculpas é muito comum. Vemos isso a todo momento em nossa vida. Porém, algo precisa ser dito a esse respeito. Para que um pedido de desculpa seja feito e aceito são necessárias três coisas: sinceridade, reconhecimento do erro e perdão. Imagine só! Tanta coisa só para pedir desculpas. Mas é exatamente assim.

Se a pessoa não for sincera em suas palavras, de nada resolve falar com a pessoa ferida. O ato fica sem paixão, sem amor. É como macarrão sem queijo. Não dá! Se eu o ofendo e vou pedir desculpas, mas em meu coração não creio que fiz algo ruim, minhas palavras são falsas e sem poder curativo. De que adianta falar que se ama alguém, se não se ama de verdade? De que serve elogiar a roupa de um amigo, se, de fato, não se gosta dela? De que vale pedir desculpas sem sentir que errou?

Reconhecer o erro nunca é fácil; ainda mais expor esse erro para a pessoa ofendida. Mas, quando isso ocorre, um processo curativo da alma passa a acontecer em nossa vida. Seria como raios de Sol que começam a entrar pelas frestas da janela de um quarto escuro. A vida começa a brotar de um galho aparentemente seco! Reconhecer que estava errado é nobre, é bíblico e ajuda a moldar o caráter.

Então, o mais bonito acontece. Quando o ferido aceita o pedido, as mágoas são cicatrizadas. É quando se abre completamente a janela do quarto escuro. É quando se passa a regar o galho para brotar vida com mais vigor. O perdão é estendido, às vezes, por quilômetros sem fim. Mas, sempre que encontra um coração sincero e arrependido, a paz é restabelecida. Deus é honrado. E o Céu entra em festa!

Hoje é mais um dia em sua vida. Será que há alguma pessoa para quem você precisa pedir desculpas? Um amigo, um colega, talvez seu irmão ou até mesmo seus pais? Vamos lá! Não custa nada, mas os resultados são maravilhosos. Sei que você consegue. E então? Pode me desculpar?


Ivan Saraiva
Inspiração Juvenil 2011 - Uma Pergunta de Cada Vez

Nenhum comentário: