quinta-feira, 20 de março de 2008

A Lição do Passarinho ...



Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9.


Para mim, a própria essência da maternidade se estampa num ninho de passarinho – na realidade, a mamãe passarinho prepara um berço para o bebê. Às vezes, até pitoresco. Talvez seja a identificação que sinto, aquele elo de cuidado, amor e proteção maternal que me aquece o coração.

Numa tarde, minha amiga Cheri e eu notamos algo esquisito no seu arbusto no fundo do quintal. Parecia uma meia suja, cinza, com uma bola de tênis no fundo. Um olhar mais cuidadoso revelou uma abertura do tamanho de uma moeda na parte superior traseira. Exclamamos em uníssono: "Um ninho de passarinho!"

Nosso livro sobre aves confirmou "a coisa" como sendo um ninho de "bushtit". Cheri perguntou se eu o queria, e fiquei eufórica. Cortamos o galho o mais longo possível porque eu pretendia fincá-lo num recipiente pesado.

Dias depois, levei o galho com o ninho para a loja, a fim de que meu esposo pudesse firmá-lo. Eu havia acabado de arrancar ervas daninhas do canteiro quando ouvi Glen exclamando, aborrecido: "Vocês, mulheres!"

Voltei correndo para a loja e lá no chão, a seus pés, estava um minúsculo ovo, quebrado no cimento, com a gema ainda intacta.

"Ai, não!" gemi. "Eu não tinha idéia de que havia ovos nesse ninho!" Glen ergueu cuidadosamente o ninho e saíram rolando mais oito ovinhos brancos, menores do que um feijão. Olhamo-nos com uma expressão de desgosto.

Um ovo se quebrara quando removi o interior, e assim acabei com sete ovinhos brancos aninhados no musgo na base do galho – sete minúsculos lembretes de que eu havia feito algumas suposições erradas. O ninho não era do ano anterior e, embora eu não pudesse ver dentro do ninho, os ovos estavam presentes. Meu ansioso egoísmo de ter o ninho para exposição resultou no cancelamento de planos de um berçário de pequeninos "bushtits", cheio de vida pipilante. (Os bushtits fazem ninhos comunitários, e por isso desapontei mais do que uma mãe!)

O singular ninho de bushtits e seus sete ovinhos serão um lembrete constante de que mesmo ao cometer erros e julgar incorretamente os meus amigos, tenho um Deus amoroso que compreende e perdoa as intenções e os motivos de meu coração muitas vezes egoísta.


Marybeth Gessele

...

Sinfonia de louvor: 366 devocionais para mulheres. Trad. Eunice Scheffel do Prado. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: