quinta-feira, 17 de abril de 2008

Das Trevas Para a Luz ...

Os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. Isaías 30:21.

"Vamos lá, querida!" eu lhe disse. "Vamos ver os peixinhos bonitos. Nada vai acontecer com você aqui embaixo; estou segurando a sua mão, bem apertadinha!"

Recentemente levei minha filha de quatro anos a um grande aquário. A princípio, Ana ficou feliz e entusiasmada por estar ali. Mas quando descemos para os corredores na penumbra, Ana se dispôs a ir embora. Além da escuridão, os sons de água corrente saídos de vários alto-falantes a deixaram nervosa. Ela apertou minha mão e me puxou para trás, nada interessada em ir adiante.

Embora ainda com relutância, Ana finalmente permitiu que eu a guiasse para ver as interessantes arraias, moréias e outros. Dentro de pouco tempo ela começou a exclamar e se admirar junto com as outras crianças, que se apertavam contra o gigantesco tanque.

Depois de observar os peixes por algum tempo, seguimos um caminho que nos levou a uma área aberta, mais iluminada. Eu tinha certeza de que Ana ficaria feliz por ver o ambiente claro, mas ela relutou mais uma vez. "É barulhento", disse ela, colocando as mãos sobre os ouvidos para dar ênfase. A queda d´água cascateando numa exposição próxima emitia realmente um som alto, mas eu a encorajei a continuar comigo. Minha filha normalmente obediente se recusou, e assim a tomei nos braços e fui em frente. Ao fazermos uma curva, o beicinho de Ana se transformou num grande sorriso. Duas pequenas lontras nadavam, brincavam e divertiam a todos. Ana começou a rir das piruetas. "Viu, querida?" disse eu. "Veja só isso aí. Você nunca teria visto isso se tivéssemos voltado quando você quis."

Acontece a mesma coisa com Deus, às vezes. Quando a vida escurece um pouco e não vemos lá adiante ou os arredores parecem sombrios, fico assustada. Assim como minha filha no aquário, recuso-me a prosseguir, mesmo sabendo que Ele me segura a mão. Mesmo quando Ele me leva para a luz, ainda acho algo do que reclamar: o barulho, a claridade. Mas preciso continuar segurando Sua mão.

Depois de fazermos a curva, posso finalmente sorrir de novo. É então que Deus diz: "Veja só o que você descobriu! Você nunca teria visto isto se tivéssemos parado quando você quis."

Tricia Williams

...

Sinfonia de louvor: 366 devocionais para mulheres. Trad. Eunice Scheffel do Prado. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: