segunda-feira, 21 de abril de 2008

Quando Começa Errado...


E ele [Saul] era o mais alto de todos, aparecendo do ombro para cima no meio do povo. 1 Samuel 10:23

Antes de Saul ser apresentado ao povo como o novo rei de Israel, o profeta Samuel tratou de lembrá-los de que, ao pedirem um rei, estavam rejeitando a liderança de Deus. Pouco adiantou.

Existe um perigo muito grande ao tentarmos mudar aquilo que Deus delineou como o correto. Ele sabia que não era o melhor para Seu povo ter um rei como as demais nações. Contudo, na maioria das vezes, o ser humano só aprende da pior maneira.

Conta-se que um fazendeiro tinha um irmão jardineiro que possuía um belíssimo pomar com as melhores árvores frutíferas. Um dia, enquanto visitava o irmão jardineiro, recebeu dele um presente – uma macieira.

A árvore foi retirada pelos auxiliares do jardineiro e levada para a fazenda com muito cuidado. Porém, o fazendeiro ficou indeciso sobre o melhor lugar para plantá-la.

“Se eu plantar no morro”, dizia para si mesmo, “o vento forte pode arrancar as frutas ainda verdes. Se eu plantar perto da estrada, os pássaros vão vê-la e roubar as deliciosas maçãs. E se eu plantar muito perto de casa, meus empregados vão pegar todas as frutas.”

Então, o fazendeiro resolveu plantar a árvore atrás do estábulo, dizendo consigo mesmo: “Nenhum ladrão sorrateiro vai pensar em olhar lá atrás.”

Aconteceu que a árvore não deu frutos naquele ano, nem no ano seguinte. Furioso, o fazendeiro mandou chamar o irmão jardineiro e lhe disse:

– Você me enganou! Já é o terceiro ano, e a única coisa que brota são as folhas.

Quando o jardineiro viu onde a árvore fora plantada, disse:

– Você plantou a pobre árvore num local com ventos frios, sem sol, nem calor. Como quer que ela dê frutos? Você fez tudo errado, e como espera uma rica colheita?

Com esta história em mente, sugiro que você inicie o dia da melhor forma possível; ou seja, conversando com Deus!

...

BEIER, Fernando. Mais cedo com Deus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007.

Nenhum comentário: