"Não fique com medo!", disse Davi. "Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai." 2 Samuel 9:7
Davi e Jônatas foram protagonistas de uma das maiores histórias de amizade na Bíblia. Nem o ódio do rei Saul, pai de Jônatas, foi capaz de abalar tal amizade.
Há também outro relato famoso sobre os resultados de uma grande amizade. Trata-se da história de Andrócles e o leão.
Andrócles era um pobre escravo que fugiu da casa de seu senhor em Roma. Correndo vários quilômetros pela floresta, escondeu-se numa caverna. Estava faminto e com frio. Então, logo adormeceu.
Quando acordou, quase morreu de susto. Um leão estava ao seu lado. Entretanto, percebeu que o animal não queria devorá-lo, apenas mancava inquieto. De alguma forma inexplicável, Andrócles examinou a pata do leão e encontrou um espinho comprido. Era isso que incomodava o animal. Bastou um forte puxão e o animal pôs-se a lamber o novo amigo. Tornaram-se grandes amigos e viveram muito tempo juntos. Tudo parecia perfeito, até que alguns soldados encontraram Andrócles na caverna, e ele foi levado de volta para Roma.
A lei dizia que o escravo que fugisse seria colocado numa arena para enfrentar um leão. "Que ironia", pensou Andrócles, "meu melhor amigo foi um leão, e agora serei morto por outro!"
No dia marcado, Andrócles foi levado à arena lotada. Não havia a menor chance de escapar daquele trágico momento. Os rugidos do leão o faziam tremer por inteiro.
Quando o animal foi solto, Andrócles deu um pulo de alegria, pois o leão à sua frente era o velho amigo da caverna! A multidão não pôde acreditar no que via: O escravo abraçava o pescoço do leão, e este lhe dava carinhosas lambidas. Andrócles, então, contou para todos sobre a amizade entre ele e o leão, nascida numa caverna.
O povo, que não era tão mau assim, gritou em coro:
– Libertem o homem! E libertem também o leão!
E os dois viveram juntos novamente, felizes por sua liberdade.
Um gesto de bondade pode mudar uma vida. Que boa ação você pretende praticar hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário